Sistema de terminais
Utilizaremos um servidor, sendo este quem processara tudo o que feito na rede. Quando um dos outros micros iniciam-se na rede é solicitada ao servidor uma abertura de sessão para processamento. Neste instante, o terminal “burro” recebe os devidos sinais para seu funcionamento (Sistema Operacional), este recebimento nos pc’s burros acontece na placa de rede através de um software (PXE).
Com este sistema estaremos economizando em aquisição de maquinas, pois permite que computadores obsoletos, com 32 MB de RAM se comportem como um X5 Intel Core i7 870, 4Gb DDR3.
Como o sistema é centralizado, as manutenções corretivas e help-desk provenientes de problemas com software ou hardware diminuem drasticamente, no Sistema de Terminais a administração da infra-estrutura é baseada apenas nos servidores que concentram todas as aplicações utilizadas pela empresa. Além disso, os computadores utilizados são facilmente substituídos em caso de falhas. Um terminal é mais barato que um computador completo. O Sistema de Terminais permite o uso de Thin Client (cliente magro) que consome 70% menos energia que um PC e raramente apresenta defeito. Os trabalhos de manutenção, de atualização de equipamentos e backups são executados somente no servidor.
Ressalta-se que apesar de uma empresa estar utilizando micros antigos, estes estarão desempenhando funções de maquinas de ponta, garantindo a satisfação e a eficiência dos colaboradores, perfazendo um diferencial que a deixara otimizada.
A seguir passaremos a apresentar um de nossos projetos baseado neste Sistema, que está apto a garantir excelente desempenho, elevando sua empresa a excelência da informatização.
PROJETO LINUX
Utilizaremos o programa LTSP (Linux Terminal Server Project). É um projeto baseado em Linux que agrupa varias ferramentas e protocolos, com a finalidade de proporcionar um ambiente remoto. Todo o software é executado no servidor e os terminais servem apenas de interface entre o usuário e as aplicações, os poucos ciclos de processamento gastos são para enviar os dados da placa de rede à placa gráfica. Sendo possível ter vários clientes (terminais) com hardwares antigos, conforme exposto na introdução.
Usaremos os seguintes hadwares:
-Processador: Intel Quad Core i7 870 (2,93 GHz, 8MB cachê)
-Memoria RAM: 4 Gb 1333MHz DDR3 (expansível até 16 gb)
-HD de 1 Tb, SATA2, 7200 RPM
-2 placas de rede 10/100/1000 Mbps, Fast Ethernet
-Placa de vídeo NVIDIA GeForce 8400GS 512 MB DD2
-fonte 500w (reais)
20 Micros “leves” ou “burros” com placas de redes (compatíveis para PXE)
1 switch 24 portas
“Todos os softwares, inclusive o LTSP são de distribuição gratuita”
Além deste projeto, desenvolvemos também outros dois com arquiteturas semelhantes ao apresentado, sendo um utilizando plataforma WINDOWS e outro com LINUX E WINDOWS integrados. Equipe (Graça, Fábio, Janaína, Mario e Regiani)